14 praias catarinenses para conhecer nesse verão

as-melhores-praias-de-sc

Ah… o verão! A estação já trouxe temperaturas altíssimas, sensação térmica acima de 40 ºC e muito sol. Para aproveitar o melhor que a estação tem a oferecer na nossa região, escrevemos esse post com as melhores praias de Santa Catarina! São 14 selecionadas em 7 cidades, e algumas delas você pode conhecer no mesmo dia. Confira quais são e alguns detalhes sobre elas:

 

Praia de Palmas – Governador Celso Ramospalmas

Tradicional praia catarinense, com mirante para desfrutar do visual geral da praia, frequentada por muitos turistas brasileiros e estrangeiros. A praia é própria para o surfistas e banhistas. Possui dois postos de bombeiros, com rondas de salva-vidas por toda a praia, e muitas opções de restaurantes e bares. A faixa de areia fofa possui 2,5 quilômetros de extensão. Na praia também há opções de esportes como caiaque e banana boat. Ela é uma das 9 praias do Brasil com selo Bandeira Azul, uma certificação internacional de afirma a qualidade, segurança e educação ambiental da praia.

 

Praia Grande – Governador Celso Ramos

praia grande

Movimentada durante o verão e praticamente deserta fora da temporada, a praia é ideal para o surfe quando o vento é leste. Também possui a certificação da Bandeira Azul, assegurando a qualidade da água, segurança e educação ambiental local. É a segunda maior em extensão e infraestrutura do município, com 820 metros. O mar turquesa varia entre águas calmas e agitadas.

 

Praia do Tinguá – Governador Celso Ramos

tinguá

Praia tranquila de mediana extensão, é conhecida por sua beleza e clima aconchegante. Não conta com infraestrutura de bares e restaurantes, e costuma ser frequentada por famílias e grupos com lanchas. O acesso se dá através de uma pequena trilha do lado direito da Praia Grande, ou através do Hotel Tinguá, a 300 metros da entrada da Praia Grande. Em frente à entrada da trilha há um estacionamento privado para veículos, já que a via de acesso não possui estacionamento público. Mas, atenção! O estacionamento é limitado.

 

Trilha do Gravatá – Florianópolistrilha do gravatá

Ainda pouco conhecida, a praia da Trilha do Gravatá guarda uma água cristalina e uma paisagem incrível. Para chegar à praia, que fica entre as praias da Joaquina e Mole, é necessário caminhar por uma trilha de aproximadamente 40 minutos, de nível leve, segura até mesmo para crianças. A entrada da trilha fica na estrada geral da Barra da Lagoa, iniciando com uma subida de concreto. A praia possui aproximadamente 60 metros de extensão de areia e nela não há nenhuma opção de consumo. Além da praia, ainda há a continuação da trilha que leva à pedras mais altas, com visual do mar aberto, não recomendada para crianças. O mar é calmo, sem ondas, e a água costuma ser gelada.

 

Trilha da Lagoinha do Leste – Florianópolis

lagoinha do leste

Com um acesso difícil, a trilha leva a uma praia deserta, com mar agitado, próprio para o surfe, e uma lagoa no centro da praia. Há duas opções para chegar à praia, uma pelo Pântano do Sul, com trechos íngremes, e outra pela Praia do Matadeiro, contornando o costão. Pela extensão (mais de uma hora) da trilha, e trechos de mata fechada, recomenda-se a companhia de um guia ou de alguém que já conhece a trilha. No verão, barqueiros fazem o transporte a partir da Armação e Pântano do Sul.

 

Ilha do Campeche – Florianópolis

Ilha_campeche

Com um acesso difícil, a trilha leva a uma praia deserta, com mar agitado, próprio para o surfe, e uma lagoa no centro da praia. Há duas opções para chegar à praia, uma pelo Pântano do Sul, com trechos íngremes, e outra pela Praia do Matadeiro, contornando o costão. Pela extensão (mais de uma hora) da trilha, e trechos de mata fechada, recomenda-se a companhia de um guia ou de alguém que já conhece a trilha. No verão, barqueiros fazem o transporte a partir da Armação e Pântano do Sul.

 

Lagoa do Peri – Florianópolis

lagoa do peri

Mais uma Bandeira Azul em SC! Localizada no sul da ilha, no Parque Municipal da Lagoa do Peri, oferece opções de bar, lanchonete e um pequeno parque infantil. É possível fazer passeios com embarcações não motorizadas e pescarias de linha de mão de caniço. Por ser uma lagoa, a água é muito calma. Pode-se encontrar no local, o jacaré-de-papo-amarelo, que, de acordo com biólogos, é inofensivo ao homem.

 

Praia da Guarda do Embaú – Palhoça

guarda do embaú

Para acessar a praia é necessário atravessar o Rio da Madre, sendo a nado, de canoa, ou a pé, na maré baixa. Outra atração é a Pedra do Urubu, mirante no canto norte que possui um belo visual da praia, como vemos na foto. O local também é frequentado por turistas, famílias e surfistas.

 

Praia do Rosa – Imbituba

Praia-do-rosa

Uma das baías mais belas do mundo, a Praia do Rosa se destaca por sua beleza nativa preservada, sendo um dos destinos mais procurados pelos turistas na cidade. Possui sete quilômetros de areia, cercado de um maravilhoso verde entre as montanhas. O lugar é perfeito para o surfe, windsurfe, jetski, pesca, cavalgadas e trekking. A Praia do Rosa tem o formato de uma meia-lua, e nos cantos Norte e Sul ficam as áreas mais próprias para o surfe e o Stand Up, além de trilhas com um visual único. No centro está a Lagoa do Meio, com água salgada e tranquila, muito frequentada por família e casais. Atrás dos morros existe ainda um conjunto de quatro lagoas, que também foram formadas por braços do mar, desligados por porções de terra. Quem quer diversão, descanso e comida boa, veio para o lugar certo! A gastronomia é típica da região, com pratos à base de frutos do mar.

 

Ilha do Arvoredo – Bombinhas

ilha do arvoredo

Possui ótimas condições para o mergulho livre, com águas super cristalinas, sendo o melhor ponto de mergulho autônomo do sul do Brasil. Nela há uma grande biodiversidade de espécies para observação, como garoupas, polvos, arraias, tartarugas, golfinhos e até mesmo baleias. O mergulho é próprio para iniciantes e deve ser feito com operadoras de mergulho autorizadas. Há embarcações que levam até a ilha saindo de Bombinhas (17 km) e Florianópolis (11 km), com um percurso de aproximadamente uma hora.

 

Praia da Sepultura – Bombinhas

praia da sepultura

Mais um destino cristalino de Bombinhas é a Praia da Sepultura, com opções de mergulho ecológico para principiantes e profissionais. A praia não tem ondas e possui aproximadamente 95 metros de extensão de areia.

 

Praias do Estaleiro e do Estaleirinho – Balneário Camboriú

estaleiro

Ambas possuem a certificação da Bandeira Azul nesta temporada e ficam uma ao lado da outra. As águas são um pouco agitadas, com costões e vegetação preservados. Os locais ficam a aproximadamente 12 quilômetros do centro e oferecem bares e restaurantes para os visitantes.

 

Praia de Piçarras – Balneário Piçarras

piçarras

A praia é ideal para banhistas, com segurança garantida em toda a orla por equipes de salva-vidas no verão. Conta com aproximadamente 8 quilômetros de extensão, areia dourada e grossa, e um mar levemente agitado. Também é própria para esportes como caiaque e windsurf. Oferece opções de bares e restaurantes para os visitantes.

 

Gostou das dicas? Clique na imagem abaixo e faça download da versão em imagem para guardar e olhar sempre que quiser!

Anúncio

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *