7 dicas para montar seu escritório em casa

7 dicas para montar seu escritório em casa

Você já ouviu falar de Home Office? A expressão é comumente conhecida como o trabalho realizado em casa, um tipo de trabalho remoto ou até mesmo realizado por microempreendedores que estão no início de sua jornada. Apesar de trazer vantagens quanto à locomoção e comodidade, o trabalho em casa deve seguir algumas regras para manter a mesma produtividade de um tradicional escritório. Leia nossas dicas e veja como aproveitar ao máximo esse espaço!

 

1. Mantenha o foco na funcionalidade

É claro que queremos trabalhar em um local agradável aos olhos e diferente do tradicional, mas mantenha o foco na funcionalidade. Móveis e cadeiras “diferentonas” podem ser uma distração visual, além de ocasionar problemas de postura.

 

2. Regras ergonômicas

O objetivo da ergonomia é desenvolver e aplicar técnicas de adaptação do homem ao seu trabalho, garantindo um desempenho seguro. No trabalho, essas regras evitam males causados pela jornada, como dores na coluna, braços e problemas visuais. Ao preparar seu espaço home office, não esqueça de ajustar a cadeira em uma altura que permita que seus pés estejam apoiados no chão ou num descanso para pés, e de forma que seu punho não fique dobrado sobre a mesa. O descanso do braço deve estar na altura do cotovelo, ombros e quadris alinhados e o encosto adaptado à curvatura da coluna.

 

3. Iluminação

Claro que a iluminação natural é muito bem vinda, mas pode não ser suficiente para trabalhar durante o dia. Você pode usar luminárias sobre a mesa para compor um clima aconchegante e manter a concentração. É importante afirmar que apenas a luz da tela do seu computador não é suficiente, e nesse caso pode trazer problemas à sua visão pelo esforço dos olhos.

 

4. Cuidado com os papéis

O armazenamento de documentos pode ser um problema se você não souber organizá-los. Descarte quaisquer papéis que não tenham utilidade, e armazene o restante em pastas, dentro de um armário ou estante, e mantenha tudo identificado para facilitar a busca. Separe os documentos pessoais (de casa) dos documentos de trabalho.

 

5. Como personalizar

Use elementos que não tirem o foco do seu trabalho. Você pode optar por uma pequena planta, uma lembrança de viagem e quadros que despertem sua criatividade. Retire tudo aquilo que você não gosta num local tradicional de trabalho. Podem ser post-its, porta canetas ou impressora, observe o que pode te incomodar e mantenha longe da sua visão.

 

6. Mantenha tudo que precisa ao seu alcance

Se toda vez que você precisar de um objeto para o trabalho tiver que ir até outro cômodo, pode acabar se distraindo e perdendo a produtividade. Mantenha tudo o que precisa no alcance das duas mãos.

 

7. Faça uma pausa!

Foco e produtividade são ótimos, mas a pausa também é necessária. Passar um longo tempo na mesma posição em frente ao computador pode ser prejudicial se você não fizer pausas regulares.

 

Não tem um cômodo em casa para usar como escritório? Saiba que ele pode ser montado onde você menos espera! Baixe nosso infográfico gratuito e descubra como decorar um home office em pequenos ambientes:

 

Como decorar seu home office

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *