9 dicas importantes sobre financiamento imobiliário

9 dicas importantes sobre financiamento imobiliário

A compra de um imóvel representa independência e investimento, e se você está pensando em comprar, certamente já se perguntou como se programar. O financiamento habitacional é a forma mais conhecida de realizar essa aquisição, mas ainda gera muitas dúvidas.

Nesse post vamos te dar algumas dicas e falar sobre como funciona o financiamento imobiliário. Boa leitura!

 

Simulação

Faça uma simulação de financiamento. Atualmente é comum que as instituições bancárias disponibilizem em seus sites essa ferramenta de simulação. A partir dessa simulação você terá uma noção de como escolher o financiamento mais apropriado.

 

Escolha o financiamento certo para o seu perfil

Depois da simulação, estude as possibilidades que as instituições te oferecem e escolha a mais confortável para o seu bolso. Também há a possibilidade de fazer o financiamento diretamente com a construtora, facilitando a aquisição. Se o imóvel estiver na planta, será ainda mais simples e menos burocrático.

 

Nome limpo

Fique atento à prazos e outras dívidas. Nenhuma instituição bancária concede crédito de habitação caso o nome do comprador ou do proprietário esteja sujo. Se o nome do cliente constar no banco de dados de órgãos como o SPC/SERASA, ele não poderá solicitar um financiamento imobiliário, pois o banco entende que será incapaz de arcar com as prestações.

 

Uso do FGTS

Você já deve ter ouvido falar dessa prática ou até mesmo já utilizou seu FGTS para esse fim. Mas saiba que existem algumas condições para fazer uso desse fundo. Vamos listar algumas:

  1. O imóvel financiado precisa estar localizado na mesma cidade ou região metropolitana em que o comprador exerce sua ocupação principal e reside atualmente;
  2. É preciso ter no mínimo 3 anos de trabalho registrados sobre o regime do FGTS;
  3. O comprador não pode ter outro financiamento ativo no Sistema de Financiamento Habitacional (SFH);
  4. O FGTS pode abater até 80% o valor das prestações, dentro de um período de 12 meses consecutivos;
  5. O valor do FGTS será liberado após o registro e escritura do imóvel;
  6. O comprador só poderá utilizar o FGTS se não houver outro imóvel registrado em seu nome;
  7. Caso já tenha utilizado o valor em outra transação imobiliária, é necessário aguardar 3 anos (período de carência) para utilizar o FGTS novamente;
  8. Para amortizar as prestações de um financiamento com o FGTS o imóvel deve ser avaliado no valor máximo de R$800 mil;
  9. Os requisitos também são exigidos ao co-adquirente que utilizará o FGTS;
  10. O imóvel a ser adquirido deve destinar-se, obrigatoriamente, à instalação de residência do adquirente que está utilizando os recursos.

 

Valor do financiamento

O Banco Central estabelece a limitação de até 80% do valor do imóvel em financiamento, os outros 20% devem ser pagos com recursos próprios do comprador.

 

Comprometimento da renda

Os bancos apenas liberam crédito para habitação caso as prestações comprometam no máximo 30% da renda bruta do comprador. Para calcular o financiamento imobiliário, o comprador poderá agregar a renda de até duas pessoas que habitarão o imóvel, desde que sejam parentes consanguíneas ou cônjuge.

 

Renegociação das prestações durante o financiamento

É possível renegociar o valor das prestações durante o andamento, e para isso é necessário que o comprador amortize uma parte do saldo devedor, reduzindo o prazo do pagamento do empréstimo ou diminuindo o valor das prestações. Não é possível alterar a taxa de juros.

 

Quitando antes do prazo

É possível e até recomendado fazer a quitação do empréstimo antes do prazo final. Para isso é preciso solicitar ao banco com antecedência para amortizar os juros, redução do valor dos encargos ou prazo do financiamento.

 

Cuidado com atrasos!

Tanto a construtora quanto o banco podem exigir a devolução do imóvel por falta de pagamento, e essa possibilidade pode surgir a partir da terceira parcela em atraso.

 

Quer saber mais sobre o procedimento do financiamento? Baixe nosso infográfico gratuito com o passo a passo e documentação do financiamento imobiliário!

47

 

Comprar um imóvel na planta é um processo menos complicado e menos burocrático! Conheça o Campinas Club Residence, mais novo lançamento da AMC. Para saber mais sobre o empreendimento e nosso financiamento, clique na imagem e converse com o corretor online!

Campinas Club Residence

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *