Cozinha + sala: porque ter um espaço integrado

125

Também conhecido como “cozinha americana”, o espaço integrado entre uma cozinha e uma sala é cada vez mais comum em casas e apartamentos. Há quem defenda fielmente a separação entre os cômodos, mas neste post vamos te mostrar porque essa ideia pode ser uma ótima opção para o seu lar!

 

Espaço

O conceito aberto entre sala e cozinha traz uma sensação de espaço muito maior, já que não existe uma parede bloqueando sua visão para o outro cômodo. Apesar de o imóvel continuar com a mesma metragem com uma parede a mais ou a menos no cômodo, você pode aproveitar melhor o espaço colocando uma bancada ou uma ilha, que podem ter diversas funcionalidades.

 

Interação

Para quem costuma receber visitas em casa, esse é outro ponto muito positivo em um espaço integrado. Ao mesmo tempo que você está na cozinha preparando a refeição, você pode interagir com as pessoas na sala, sem ficar isolada num cômodo separado.

 

Luz e ventilação

A iluminação natural é mais bem aproveitada em um espaço integrado, incluindo também a ventilação, uma ótima aliada na hora de cozinhar alimentos mais cheirosos.

 

Alguns itens podem te ajudar a aproveitar melhor esse espaço:

  • Armários planejados: Para manter a organização e esconder o que você não quer deixar tão à mostra, os armários são uma ótima opção. Quando planejados, eles ajudam a otimizar ainda mais o espaço, uma ótima opção para cozinhas mais compactas.
  • Uma boa coifa: Para evitar que o cheiro de comida invada a sala, use uma coifa de acordo com o tamanho do seu fogão. Em fogões e cooktops de quatro bocas, o ideal da largura da coifa é de 60 centímetros. Procure saber também sobre a instalação da coifa quanto ao duto de saída antes de adquirí-la.
  • Uma lava-louças: Essa é uma ótima opção para não deixar que a pia ou bancada fiquem cheias durante o preparo das refeições e para a louça não ficar aparente quando você receber visitas na sala.
  • Uma ilha: A ilha funciona tanto como uma extensão da bancada da cozinha quando uma divisão entre a cozinha e a sala. Ela pode ser usada para a pia, cooktop, eletrodomésticos embutidos, bancada para refeições, e uma infinidade de funções. Com certeza, a ilha é bem-vinda em uma cozinha integrada.

 

Gostou das nossas dicas? Temos um material gratuito para você baixar e acessar sempre que quiser! Clique na imagem abaixo e veja como usar a ilha na sua cozinha:

Infográfico

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *