Dicas para facilitar a coleta seletiva de lixo

materiais_reciclados

Você sabia que, anualmente, os brasileiros jogam fora 76 milhões de toneladas de lixo? Este dado faz parte de um levantamento feito Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe). Deste total, 3% são destinados à reciclagem, porém, 30% teriam condições de ser reaproveitados.

A consciência sobre a necessidade de fazer a coleta seletiva de lixo está crescendo constantemente e ganhando novos adeptos. Com cada cidadão fazendo sua parte é possível fazer a diferença em prol de um mundo mais sustentável. Atualmente, mais de 1000 municípios brasileiros implantaram programas de coleta seletiva – São José e Florianópolis felizmente estão nesta lista.

 

Quer aplicar a coleta seletiva na sua casa?

Separamos algumas dicas que vão facilitar o dia a dia e te ajudar nesta missão:

.Tenha diferentes lixeiros em casa, um destinado para o lixo orgânico e outro para o reciclável. Para não haver confusão na hora de jogar os resíduos fora, você pode comprar cada um de uma cor ou então identificar de forma escrita a finalidade.

.Oriente todos os membros da família sobre a separação. Reforce sobre a importância desta atitude e explique detalhadamente o que é reciclável ou não. Logo abaixo separamos detalhes sobre isso, inicialmente vale a pena fazer uma colinha e anotar cada uma das especificações. Com o passar do tempo o processo de separação acaba sendo automático.

.As pilhas, baterias, aparelhos eletrônicos e lâmpadas devem ser descartados em lugares específicos, pois quando jogados no lixo comum liberam elementos tóxicos que contaminam os solos. Diversos estabelecimentos comerciais, como supermercados, possuem um espaço destinado ao descarte destes materiais.

.Geralmente, as pessoas não sabem o que fazer com o óleo de cozinha usado. Ele não deve ser jogado na pia, pois ao escorrer pelo ralo impossibilita o tratamento da água que vai para o esgoto. O certo a fazer é esperar o óleo usado esfriar, armazená-lo em garrafa PET e descartar a garrafa em postos coletores. Assim como os materiais citados no item acima, existem pontos espalhados pelo país que recebem este óleo de cozinha, eles podem ser encontrados no site da prefeitura de cada município.

 

Tem dúvidas sobre o que reciclar? 

Separamos recomendações sobre o que não é reciclável, o que é reciclável e em que condições estes materiais devem estar:

Post-3_Dicas_para _facilitar_coleta_seletiva_lixo-foto3

 

 

Preze por adquirir um imóvel focado na sustentabilidade

Post-3_Dicas_para _facilitar_coleta_seletiva_lixo-foto4

Ao escolher morar em um condomínio que tem em sua essência a sustentabilidade, fica mais fácil e motivador fazer a sua parte. A AMC Construtora escolheu a sustentabilidade como um dos seus pilares.

Todos os empreendimentos projetados pela AMC são sustentáveis. Além de contar com coleta seletiva de lixo, os apartamentos e salas comerciais são bem ensolarados e arejados, possuem medidores individuais de água e gás, aproveitamento de água das chuvas, janelas com persianas, peças sanitárias com baixa vazão, sensores de presença nas áreas comuns e iluminação com lâmpadas LED.

Este conjunto de fatores promove, em longo prazo, uma série de ganhos ao meio ambiente e contribui para gerar um futuro climaticamente agradável e livre da falta de recursos naturais às próximas gerações.

Quer conhecer de perto os empreendimentos da AMC Construtora? Converse com um de nossos corretores. Você certamente ficará encantado com todos os detalhes sustentáveis pensados para cada obra.

Post_1_Vale_pena_morar_bairro_Campinas_São_José-foto7

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *