Dicas rápidas e eficazes para tornar seu lar um ambiente sustentável

lar sustentável

Uma vida simples, com menos bens materiais e mais amor e paz no coração. Essa pode ser considerada uma das melhores opções para um novo estilo de vida. Um estilo que já vem sendo utilizado por muitas pessoas que se desapegam dos bens materiais e buscam simplicidade em seus lares. Hortas, composteiras, móveis simples e rústicos são os principais atrativos percebidos por nós quando fomos buscar boas dicas para você.

Aplicar a cultura da sustentabilidade na sua casa e no modo como vive é uma tarefa descomplicada e bastante agradável. São necessárias algumas atitudes simples para que tudo ocorra bem e você conquiste uma boa qualidade de vida. Dessa forma  você colabora com a natureza e, de quebra, beneficia sua saúde. Não é formidável? Aproveite todas as nossas dicas.

A seguir vamos apresentar algumas sugestões que podem ser aplicadas em seu lar, seja casa ou apartamento, para um modo de vida sustentável.Inspire-se e mãos à obra.

 

Sustentabilidade: uma ótima maneira de se aproximar da natureza

Você já pensou em possuir jardins verticais na sacada do seu apartamento?

Lar sustentável

Bastante usados em grandes centros urbanos, os jardins verticais são fáceis de manusear, econômicos e simples de construir em casa. Você precisará apenas de uma treliça de bambu, ou uma grade de aço galvanizado que seja resistente ao peso dos vasos que serão inseridos.

Instale jardins verticais onde houver espaço, eles são extremamente charmosos e ajudam a incluir a sustentabilidade no dia a dia. Desta forma poderá plantar diversas flores e até hortaliças dando ao seu lar um grande toque de sustentabilidade.

 

Crie uma composteira

Já que o assunto é sustentabilidade, como não pensar em cuidado do próprio descarte? Sim, estamos falando do lixo. Primeiro ponto a ser considerado é a importância de separar, de modo organizado, todo o seu lixo para a coleta seletiva. Assim a reciclagem é mais eficaz.

Lar sustentável

Além disso, os restos de alimentos e cascas de frutas podem ser reaproveitados para adubar sua horta, que tal? Reaproveitamento é sempre muito bem vindo quando o assunto é sustentabilidade, lembre-se disso.

Para isto você só precisa criar uma composteira em seu lar. É fácil de fazer, dispensa luz solar e ainda contribui para uma possível economia evitando a compra de adubo.

 

Aproveite a água da chuva

Criar um sistema de aproveitamento para água da chuva é fundamental para quem procura uma vida mais voltada para a sustentabilidade.  A economia neste  sentido é enorme já que quanto mais chover mais água você irá economizar.

Quantas vezes você dá descarga por dia? Quantas vezes você lava o quintal por semana? Todas essas ações geram gastos muito altos na conta de luz que podem ser evitados.

Lar sustentável

Com apenas uma caixa de água e alguns canos é possível fazer um eficiente sistema de aproveitamento da água.
Caso você não queira criar ou não tenha tempo para construir um sistema de aproveitamento de água, não tem problema. Existem empresas que oferecem a seus clientes sistemas completos de aproveitamento de água de chuva que já são instalados em casas e prédios.

Se você pensa que irá gastar muito está enganado. Os sistemas de aproveitamento de água são bem em conta e ainda contribuem muito para que você economize e contribua com a natureza. 

banner-final-sustentabilidade

1 Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *