Mármore ou Quartzo?

Mármore x Quartzo

Em uma reforma sempre surgem dúvidas em relação aos tipos de materiais a serem utilizados, e com as pedras não é diferente. Existem diversos tipos de pedras no mercado, com designs e formatos bem variados, mas algumas características delas são muito influentes e podem fazer toda a diferença na sua decisão. No post de hoje vamos conferir as principais diferenças entre o mármore e o quartzo, dois tipos bem comuns de pedra.

Boa leitura!

 

Mármore

O mármore é uma das pedras mais tradicionais da construção civil, uma rocha metamórfica formada por carbonato de cálcio e outros componentes minerais que definem sua cor. Sua aplicação não é indicada para revestimentos externos pelo fato de apresentar elevada porosidade, o que a torna mais suscetível ao aparecimento de riscos e manchas. Essa mesma característica também faz com que ele retenha uma maior quantidade de sujeira, se comparada a outros materiais.

A pedra é um revestimento nobre e tende a ser mais leve que o quartzo, por isso também pode ser usada em revestimentos de paredes. É comumente utilizada em escadas, banheiras, pisos e pias. O material não é recomendado para uso em cozinhas, pois não possui resistência à altas temperaturas, como as das panelas quentes, e não é resistente à manchas.

 

Quartzo

A pedra possui maior durabilidade em relação ao mármore, e também tem maior variedade de cores e estilos. Ao contrário do mármore, o quartzo oferece a opção de uma chapa uniforme, sem veios ou grãos. Por causa da sua baixa porosidade, ele é menos suscetível ao acúmulo de sujeiras, é mais resistente à manchas e a riscos.

Como tende a ser uma peça mais pesada, não é recomendada para uso em revestimento de paredes, mas é uma opção bastante viável para cozinhas, outros ambientes internos e externos, como as churrasqueiras

Afinal, qual é o melhor?

Ambos os materiais são bonitos e agregam muito valor estético a um cômodo, seja residencial ou comercial. Nesse caso, não há um material que seja melhor ou pior, mas há indicações para uso e o seu gosto pessoal. Os dados apresentados devem ser analisados de acordo com a sua preferência e conforme o seu projeto de reforma.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *