Organização para uma vida feliz

felicidade-organizacao

Hoje todos estamos dispostos a ouvir bons conselhos e buscar melhorar a cada dia nossa qualidade de vida. Dentre todos os aspectos, podemos dar uma ênfase para a organização que quando aplicada traz muitos benefícios em todas as áreas da vida.

Uma das culturas que mais chama atenção para a forma como levam a sério a organização é a cultura oriental, basta lembrarmos dos pequenos ambientes, super versáteis e até da Marie Kondo, famosa personal organizer que já escreveu livros e tem sua própria série na Netflix sobre organização que melhora a qualidade de vida.

Nas fotos respectivamente: Um quarto típico japonês e Marie Kondo, a Japonesa responsável pelo método KonMari de organização.

E justamente no japão, foi desenvolvido um método de gestão de melhoria da qualidade, chamado 5S, muito utilizado em empresas que desejam melhorar o desempenho e a realização de tarefas. São 5 passos que levam uma empresa rumo a melhorias, composta por 5 palavras em japonês: Seiri (Classificação), Seiton (Ordem), Seiso (limpeza), Seiketsu (padronização), Shitsuke (Disciplina).

O método 5S pode ser aplicado em vários formatos de empresas e inclusive colabora para uma certificação ISO. Mas a sabedoria japonesa não para por aí, também podemos usá-lo na nossa vida pessoal. Segundo a ergonomia organizacional, o melhor desempenho das pessoas na sua vida particular gera melhor desempenho no trabalho e consecutivamente na empresa. Então faremos uma leitura do método empresarial e você vai perceber o quanto essas 5 palavrinhas e as suas aplicações valiosas tem tudo a ver com a organização e qualidade da nossa vida.

 

Seiri (Classificação)

O primeiro passo é preparar o espaço, tornar o ambiente menos poluído, classificando tudo que realmente é necessário estar ali e identificando o que não precisa estar. Seja com roupas, móveis e utensílios, precisamos parar e avaliar o valor que cada coisa nos transmite e ficar apenas com aquilo que nos traz benefício emocional e sentido de uso prático. Um ambiente com menos móveis e objetos, além de proporcionar uma limpeza visual, também gera menos estresse.

 

Seiton (Ordem)

Este passo é a continuação do primeiro, porém agora a ideia é criar uma padronização para que as coisas sejam mais facilmente identificadas. Utilizar caixas e etiquetas é uma forma de criar uma ordem que facilita e agiliza as atividades gerando uma maior economia de tempo.

 

Seiso (Limpeza)

É importante criarmos um senso de limpeza, assim como identificar costumes e ações que fazem com que o ambiente fique sujo. Comer e logo em seguida lavar a louça ao invés de deixar para mais tarde, colabora para que a aplicação do Seiso seja eficaz. Quando um ambiente permanece limpo, cheiroso e organizado, emocionalmente nos sentimos mais felizes. Identifique se há alguma rotina que gera bagunça ou sujeira e tente aplicar uma  solução. Outra dica é investir em aromatizadores e velas perfumadas para melhorar o ambiente!

 

Seiketsu (Padronização)

Neste passo você avalia tudo o que já fez, só que agora criando sua rotina de cuidados.

Avalie seu tempo junto com outros afazeres, sempre colocando as coisas no lugar quando elas estiverem jogadas, avaliando a necessidade de consumo, de gastos, cumprindo com as etiquetas e espaços pré estabelecidos, mantendo a limpeza e organização. Ou seja, cuidando para que as etapas anteriores sejam cumpridas a longo prazo.

 

Shitsuke (Disciplina)

Se você chegar nesse ponto, quer dizer que todo o processo está trazendo melhorias para a sua vida e você descobriu que pode ser uma pessoa disciplinada! Quando o Shitsuke é aplicado você já tem um fluxo e sabe que consegue fazer as atividades fluírem naturalmente. A disciplina é a chave de todo o método 5S, mas só conseguimos alcançar quando estamos dispostos a cumprir individualmente cada passo, sem procrastinar ou fugir das obrigações.

Ser uma pessoa disciplinada e organizada não deve ser sinônimo de ser chato. Esses métodos podem nos auxiliar, mas diariamente devemos lembrar de avaliar o que é mais importante para nós e para quem está ao nosso redor. Uma vida equilibrada e organizada colabora para que tenhamos uma vida mais feliz.

Comece por um cômodo e aos poucos faça em toda a sua casa. Clicando no link abaixo você pode baixar um material que criamos com ¨7 dicas para um closet organizado”.

7dicasparacloset

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *