Porque dormir é importante

capa-dormir

Você já viu a imagem abaixo circulando pela internet?
empreendedor não dorme

Recentemente ela circulou pelas redes sociais a fim de mostrar que empreendedores trabalham muito, e que isso é motivo de orgulho e uma diferenciação entre outras profissões. Porém, essa imagem representa o pior do que podemos imaginar de uma vida saudável, seja de um empreendedor ou de qualquer outra pessoa.

O sono é um estado físico que não pode ser evitado, pois é uma necessidade biológica, e ele não existe somente para relaxar ou “recarregar as energias” como é comumente conhecido. Durante o sono o cérebro controla funções muito importantes: músculos são reparados, níveis de hormônios são controlados, novas informações são processadas e outros fatores que influenciam o comportamento humano quando acordado.

A falta de sono está ligada ao envelhecimento precoce hormonal de homens. Homens que dormem cerca de 5 horas diárias tem nível de testosterona de homens 10 anos mais velhos que dormem cerca de 8 horas. Essa é uma informação apresentada por Matt Walker em seu TED Talks (abril de 2019), mostrando que dormir não é somente bom, mas essencial ao corpo.

Matt participou de um estudo com 2 grupos: o primeiro grupo passou 8 horas dormindo, e o segundo grupo virou a noite acordado. Após esse período de “sono” e “não-sono”, ambos os grupos passaram por exames para medir certas capacidades que poderiam estar relacionadas ao sono. O hipocampo é uma estrutura do cérebro humano que funciona como sede da memória, e depois de uma ressonância magnética os pesquisadores notaram que não havia atividade significante no hipocampo do grupo que não dormiu. Ou seja, a capacidade de memória daqueles que não dormiram era praticamente nula.

Este mesmo grupo que não dormiu apresentou um déficit de 40% em armazenar memórias em relação ao grupo que dormiu por 8 horas. Isso não é somente um estudo de caso, mas um problema enfrentado na atualidade por estudantes e trabalhadores que têm dificuldade em armazenar informações por um histórico de privação de sono.

O grupo que dormiu por 8 horas teve eletrodos colocados nas suas cabeças durante o sono e o cérebro dessas pessoas apresentaram ondas de atividade que representam as memórias adquiridas sendo transferidas para memórias de longo prazo. Concluindo, o sono é um item essencial para assegurar as memórias de longo prazo.

Não é segredo que, com o passar do tempo, as pessoas perdem a capacidade de memória. Mas, além disso, Walker descobriu que a interrupção do sono é responsável pelo declínio cognitivo da memória no envelhecimento e está relacionada ao Alzheimer. Outros fatores também estão relacionados à falta de memória, como a mudança fisiológica do cérebro. As mudanças fisiológicas não podem ser modificadas, mas o sono pode.

Outro fator super influenciado pelo sono é a imunidade do corpo humano. A falta de sono também diminui a capacidade auto imune do organismo, gerando uma queda de 70% das células imunológicas. Um artigo assinado por pesquisadores da Universidade da Califórnia (EUA) apontou que o risco de ficar resfriado é 4,5 vezes maior em pessoas que dormem menos de 5 horas diárias.

O ser humano passa cerca de um terço da sua vida dormindo, mas dormir menos não significa viver mais. Dormir não é ter preguiça, é uma necessidade do corpo. O sono não é um luxo opcional de estilo de vida e não é uma necessidade negociável. O sono não é algo que possa ser reposto dormindo mais depois.

Conselhos essenciais e que talvez você não saiba que podem melhorar seu sono:

  1. Regularidade: Não importa se é dia útil ou final de semana, manter um horário fixo para dormir e um horário fixo para acordar ajuda o seu corpo a aumentar a qualidade do sono.
  2. Mantenha o local fresco: Seu corpo precisa se esfriar em aproximadamente 2 graus para iniciar o sono e continuar dormindo (por isso temos a percepção de que o inverno é a estação perfeita para dormir).

A falta de sono tem sido um motivo de catástrofe na vida das pessoas e um dos maiores desafios da saúde pública atual. E se você estiver se perguntando o que fazer quando não consegue dormir, lembre-se: você não sentaria à mesa esperando ter fome, então não deite para esperar pelo sono, deite quando estiver com sono.

O sono é um elixir da vida. Dormir é o seu super poder.

 

bannerblog

1 Comentário

  1. Carlos disse:

    Muito esclarecedor. Parabéns pela abordagem do tema de vital importancia na qualidade de vida da pessoa, seu convívio familiar e social/profissional.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *