Porque trabalhar em casa é bom para o seu negócio

Home Office

Todos estamos acostumados com o deslocamento para ir até o trabalho e diariamente ter a mesma rotina. Segundo  Matt Mullenweg, cofundador da WordPress e CEO da Automattic, “O problema básico de trabalhar em escritório é não estar no controle do seu ambiente de trabalho”. Eles possuem mais de 800 funcionários que moram em vários lugares, espalhados em 67 países, entre EUA, Canadá, México, Índia e Nova Zelândia.

Desde que encontrem um bom wi-fi e consigam trabalhar, não importa para a empresa onde cada funcionário está, o importante é o resultado. O foco do trabalho distribuído não aconteceu acidentalmente para a empresa Automattic, foi uma escolha consciente desde o início. Eles não usam a expressão “ trabalhar remotamente”, porque cria a expectativa de que algumas pessoas são essenciais e outras não.

A palavra utilizada para caracterizar a forma como trabalham é “distribuído”, em que todos têm igualdade. Segundo Matt “Uma força de trabalho “distribuída” é mais eficaz para criar uma empresa e o segredo é abordar isso conscientemente”. Ele acredita que inteligência e talento estão igualmente distribuídos pelo mundo, mas as oportunidades não estão. 

adult-blur-businesswoman-374897

No Vale do Silício, as empresas de tecnologia acabam contratando pessoas basicamente do mesmo lugar. Uma empresa “distribuída” pode contratar do mundo todo. Ao invés de você contratar alguém que é americano e mora no Brasil,  pode contratar alguém que mora, trabalha, acorda e dorme onde ele quer que esteja no mundo. Essas pessoas agregam uma compreensão diferente de cultura e experiência de vida diferente.

Com a decisão de prosseguir contribuindo de forma “distribuída”, deve existir um desejo da empresa de dar autonomia sobre como as pessoas fazem o seu trabalho. Caso na sua função os horários sejam importantes, você faz a sua programação e alinha sua agenda.

Dar autonomia faz com que cada um crie um auto gerenciamento, trabalhando apenas nos momentos de maior produtividade.

Todos podem ter um escritório em casa, com sua própria janela, a comida que quiserem comer, decidir quando ter música e quando preferem silêncio, escolher a temperatura da sala, e principalmente economizar tempo com deslocamento, utilizando-o em coisas mais importantes na vida. 

Força de trabalho “distribuída” é ideal para empresas de tecnologia. Isso funciona muito bem para Matt na Automattic, porém o questionam sobre a aplicação nas outras áreas. Com base nessa questão, ele revelou 5 segredos de como aplicar essa mentalidade e construir com a capacidade “distribuída”:

 

1º: Documente tudo

Em um escritório é fácil tomar decisões no momento, no corredor ou na cozinha enquanto os funcionários estão juntos, mas se o trabalho é remoto, alguns membros têm conversas que algumas pessoas não têm acesso. Eles verão decisões serem tomadas sem entender o motivo. 

Sempre deixe um rastro de onde você estava e o que estava pensando no momento da execução da sua função, isso permite que os outros continuem de onde você parou. É ótimo para a interação das pessoas de fusos horários diferentes, e sobre também para momentos de substituição de funcionários. Conforme a organização evolui, pessoas acabam entrando e saindo.

 

2º: Máximo de comunicação online

Quando tudo é compartilhado e público é muito mais fácil que as pessoas novas que entram aprender rapidamente. É quase como a dica acima, porém cada empresa pode estabelecer sua forma de comunicação. Seja criando um documento de diário, ou listando os afazeres com horários de saída e entrada. 

 

3º: Encontre as ferramentas certas

É importante nesse mar de aplicativos online, encontrar serviços que ajudem na comunicação cotidiana, videoconferência, gerenciamento de projetos, etc. Se você olhar ao redor de um escritório, o que muda sua forma de trabalhar não são os objetos, mas são as coisas que você acessa no seu computador. Então experimente diferentes ferramentas que permitam a colaboração e veja os resultados.

 

4º: Crie um momento de interação pessoal

Em um escritório tradicional, você está no mesmo lugar 48 semanas por ano e pode ter de 3 a 4 semanas de férias por ano. A cultura distribuída é o contrário. As reuniões são breves e intensas. Uma vez por ano é importante criar um grande encontro com toda a empresa por uma semana, em um hotel ou resort. Metade é trabalho e a outra metade é diversão, o objetivo é conectar as pessoas.

A ideia é garantir que todos estejam alinhados e com a mesma mentalidade, com uma conexão mais profunda com os colegas para que enquanto trabalham juntos no restante do ano, possam colocar em prática essa compreensão e empatia gerada pela amizade.

 

5º: Cada um pode criar seu ambiente de trabalho

Dê a flexibilidade para cada um criar seu ambiente, como uma espécie de “bolsa coworking”. Com esse valor as pessoas podem escolher aplicar em um coworking, ou comprar um café para poder trabalhar na cafeteria, o importante é usar para trabalhar. Existem empresas que trabalham com o “bolsa home office”, você recebe um dinheiro que pode investir em cadeira, monitor, equipamentos de mesa adequados para que consiga criar um ambiente mais produtivo para si.

Parece muito fora do contexto Brasileiro, porém compare com o benefício do “vale transporte” ou “vale alimentação” oferecido pela maioria das empresas para seus funcionários trabalharem fora de casa. O “bolsa homme office” é um benefício para você poder trabalhar em casa.

 

Hoje existem apenas algumas empresas que são “distribuídas”, mas assim como Matt, acreditamos que em uma década ou duas, 90% das empresas que irão mudar o rumo do mundo vão funcionar deste modo. Elas evoluirão para serem “distribuídas” primeiro ou serão substituídas.

Sobre o que pensar logo depois destas informações, ou como você pode começar a construir como gestor, pense em aproveitar talentos globais, dar para as pessoas autonomia de viver e trabalhar onde querem e ainda participar plenamente de tudo o que estiver sendo criado em conjunto, online.

 

banner-Campinas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *