Quer deixar sua sacada bonita e com um toque de natureza? Os jardins verticais podem te ajudar

Decoração Jardim Vertical

Antes de mostrar como os jardins verticais podem ajudar você, vamos falar um pouco mais sobre essa solução para quem vive em apartamento, mas não abre mão do espaço verde.

O jardim vertical, também conhecido como parede verde, é uma técnica moderna de paisagismo cada vez mais difundida no mundo inteiro. É uma tendência que cresce junto ao ramo da construção civil e vem ganhando espaço no comércio e também nos apartamentos. Os benefícios de criar um jardim vertical no lar são, sem contar a beleza e o contato com a natureza, o conforto térmico e a redução da poluição e do ruído.


Como fazer um Jardim Vertical

Antes de colocarmos a mão na massa é importante que você saiba da existência de alguns tipos de jardim vertical, sendo alguns dos mais comuns e práticos os feitos com fibra de coco e vaso meia-lua. Conheça esses dois modelos e encaixe na sua decoração.


Fibra de Coco

Decoração Jardim Vertical

Essa opção é muito simples, basta comprar placas de fibra de coco no modelo que inclui um vasinho embutido feito de fibra. Depois você só precisa inserir a planta escolhida. 

Para prender, você poderá parafusar a placa diretamente na parede ou, uma opção que não prejudicará sua parede, parafusar algumas madeiras na parede de forma paralela e sobre essas madeiras parafusar as pontas da placa. Dessa forma a parede não fica em contato direto com a fibra e não prejudica seu apartamento.


Vaso Meia-Lua

Decoração Jardim Vertical

Essa possibilidade é ainda mais simples. Você só precisa comprar os vasinhos e prendê-los em uma treliça ou diretamente na parede e então colocar dentro a planta de sua preferência.

 

Quais plantas escolher para o jardim vertical

Decoração Jardim Vertical

Agora que você conhece um pouco mais sobre o jardim e maneiras de construir um em seu lar, que tal algumas sugestões das plantas que podem ser escolhidas para o jardim ideal na sua sacada? Vale lembrar que se você construir seu jardim em um lugar que receba sol, as espécies escolhidas devem ser de sol. O mesmo vale para sombra, escolha espécies que sejam aptas a estar naquele ambiente o que deixará sua experiência ainda mais agradável. Vamos às sugestões de plantas, confira:

Para dar cor ao jardim vertical, podem ser colocadas plantas com flores em tons rosados como a tilândsia-azul (Tillandsia cyanea), flor-de-coral (Russelia equisetiformis), maria-sem-vergonha (Impatiens walleriana hybrid) e a planta-veludo (Ruellia makoyana) entre as plantas com folhas.

Algumas indicações de plantas de folhagens: samambaias, dinheiro-em-penca (Callisia repens), hera-variegata (Hedera sp), ripsális (Rhipsalis sp), orelha-de-elefante (Kalanchoe thyrsiflora), peperômia (Peperomia scandens ‘Variegata’), aspargo pendente (Asparagus densiflorus ‘Sprengeri’), filodendro xanadú (Philodendron xanadu).

Folhagens de cores variadas: crótons (Codiaeum variegatum), lambari-roxo (Tradescantia zebrina).


Alguns cuidados essenciais

Decoração Jardim Vertical

A irrigação e drenagem constante dos vasos são cuidados extremamente importantes para a saúde do seu jardim.
Procure verificar colocando o dedo nos vasos para perceber se o solo está encharcado ou se falta água.
A adubação deve ser frequente. O ideal, nessa situação, é fazer uma adubação química no verão, com a quantidade e formulação específica das espécies e no inverno é bom utilizar produtos orgânicos de qualidade.

Agora é só seguir o passo a passo, criar seu jardim vertical, escolher as plantas adequadas – já que você já sabe como e porque escolher – e cuidar com todo o amor que tem pra oferecer. 

banner-final-sustentabilidade

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *